segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Arquivo Público do Maranhão comemora 40 anos



O Arquivo Público do Estado do Maranhão (Apem) comemora, neste mês de janeiro, 40 anos. Dedicado ao resgate da memória maranhense, o órgão, da secretaria de Estado de Cultura (Secma), preserva documentos históricos do Estado e de outras entidades, de caráter público e privados. Funciona, também, como centro de pesquisa e divulgação.
O órgão mantém uma política de funcionamento em que pesquisadores, estudantes e a comunidade em geral têm acesso ao acervo em condições de manuseio periódico. O Apem está aberto a visitantes e a pesquisadores, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.
A data será comemorada, nesta terça-feira (21), às 17h, com a exposição “Memória e identidade do Arquivo Público do Estado do Maranhão”. Documentos do valioso acervo da instituição, incluindo conjuntos de documentos originais de diferentes períodos históricos, estarão em exibição.
A exposição será organizada em blocos, abordando os seguintes acervos: Códices, Avulsos, Arquidiocese, DOPS, Coleção de Partituras João Mohana e o de Câmara Municipal e Biblioteca.
Nova galeria
Na nesta terça-feira (21) haverá, também, a abertura da galeria Diretores do Apem e exposição fotográfica, com trabalho dos funcionários nas áreas de  organização, preservação e divulgação de documentos de valor histórico ou permanente, provenientes dos órgãos integrantes da administração direta e indireta do Estado do Maranhão e de outras entidades públicas e particulares. a exposição foi incluído imagens de atividades de pesquisa, nas salas de consulta.
Para a diretora do Apem, Conceição Rios, comemorar os 40 anos da instituição é celebrar a história do Maranhão. “Nas salas da Apem encontra-se a trajetória de nossa história. São documentos que vem desde a colonização, período imperial até os dias de hoje”.
História
Instalado na Rua de Nazaré, 218, no centro histórico de São Luís, desde 1978, o Arquivo Público do Estado do Maranhão, criado em janeiro de 1974, funciona em um prédio, de arquitetura colonial do século XVIII, que tem 5 pavimentos.
No acervo do Arquivo Público, documentos manuscritos e impressos dos períodos colonial, imperial e republicano. Há uma biblioteca de apoio, com cerca de quatro mil títulos e periódicos, onde se destacam a Coleção de Leis, Decretos e Resoluções do Brasil e do Maranhão (desde o Império até a República), Enciclopédias dos Municípios Brasileiros; coleção de jornais locais dos séculos XIX e XX até hoje, tudo informatizado.
Como parte de seu acervo, a coleção de partituras musicais do Padre João Mohana, doada pela família e que pode ser estudada e pesquisada; e uma coleção de discos em vinil dos anos 40, doados por emissoras de rádios maranhenses. O Arquivo Público do Estado conta com o Laboratório de Conservação e Restauração de Papéis, inaugurado em 1987.
Serviço:
Que: 40 Anos do Apem.
Quando: Nesta terça-feira 21 de janeiro às 17hs.
Local: Hall do Arquivo Público do Estado do Maranhão – Rua de Nazaré, nº 218, em São Luís.
Entrada franca
Informações: www.cultura.ma.gov.br/portal/apem. Telefone: (98) 3218-9927/9928. 
Agendamento para visitas guiadas em grupo:  apem@cultura.ma.gov.br/  apem.cultura@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário