segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

SES prepara ação para o Dia Mundial de Luta contra Hanseníase


Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase - lembrado sempre no último domingo de janeiro, portanto, dia 26 deste mês -, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e vários parceiros preparam uma série de atividades que serão realizadas no Maranhão. Como parte dessa programação, será realizada caminhada na Avenida Litorânea, e na semana que sucede a data, uma ação educativa no trem de passageiros da Vale.
Também será feita a divulgação com cartazes, e-mail informativo aos profissionais de saúde, spot de rádio, outdoors e campanhas na internet, especialmente nas redes sociais.
Segundo a Chefe do Departamento de Epidemiologia da SES, Léa Márcia Melo da Costa, a hanseníase é uma doença infectocontagiosa de evolução lenta que se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermatoneurológicos, como lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés. A doença pode provocar incapacidade física, que, se não tratada, pode evoluir para deformidade permanente.
O ser humano é considerado a única fonte de infecção da doença. O contágio se dá por meio do contato direto de uma pessoa doente não tratada, que o expele através das vias aéreas superiores.
A taxa de prevalência de hanseníase no Brasil caiu 65% nos últimos 10 anos, passando de 4,33, em 2002, para 1,51 por 10 mil habitantes, em 2012. A queda é resultado das ações de combate à doença, intensificada nos últimos anos. O Brasil registrou 33.303 casos novos da doença. Em 2012, o coeficiente de detecção foi de 17,17/100 mil habitantes na população em geral.  Em menores de 15 anos, o coeficiente foi de 4,81/100 mil habitantes, redução percentual acumulada de 40% na comparação com o período de 2003 (7,98/100 mil habitantes) a 2012.
O Maranhão ao lado de outros quatro estados (Mato Grosso, Tocantins, Pará e Rondônia) apresenta coeficiente de prevalência acima de três casos por 10 mil habitantes e, três estados, a menor taxa de prevalência (Rio Grande Sul com 0,12/10 mil habitantes; Santa Catarina 0,29/10 mil e São Paulo 0,34/10 mil).
Entre as ações adotadas pela SES, em parceria com o Ministério da Saúde, em 2013, para eliminação da doença no Maranhão, destacam-se campanhas em escolas do ensino fundamental em 77 municípios considerados prioritários. A campanha teve como objetivo a detecção de casos novos de hanseníase entre menores de 15 anos.
Foram encaminhados para exames avaliação nas unidades de saúde 26.353 alunos, dos quais 86 foram confirmados com a doença.
Para a realização das atividades do dia 26 de janeiro, são parceiros da SES, a Universidade Federal do Maranhão, secretarias municipais e unidades regionais de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário