segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Sedinc lança programa Made in Maranhão

Nos dias 19, 20 e 21 deste mês, será realizado o seminário de lançamento do Programa Made In Maranhão. O evento acontece no Convento das Mercês, sempre a partir das 8h.

O Made In Maranhão tem como principal objetivo a inserção competitiva das empresas maranhenses nos mercados interno e externo, por meio da inovação tecnológica, da produtividade e da qualidade.

O seminário é voltado para empresários de micro e pequeno porte, funcionários de associações comerciais, sindicatos, cooperativas, artesãos e instituições similares e acadêmicos da área de Comércio Exterior e afins. A programação do seminário inclui cursos, palestras, rodadas de negócios, dentre outras atividades.

O evento contará com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (APEX). Esses organismos ministrarão cursos e palestras juntamente com as empresas parceiras que compõem o Grupo de Trabalho (GT) do Programa, como Banco do Brasil, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Correios, Caixa e Banco do Nordeste.

O GT do Made In Maranhão é composto ainda pela Associação Comercial do Maranhão (ACM); Banco da Amazônia, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), Ministério da Agricultura, Receita Estadual, Receita Federal, Rede Agentes e Serviço Brasileiro de Apoio à Micro Pequena Empresa (Sebrae).

As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço: inscricoesseminario.sedinc.ma.gov.br, que está disponível também no site da Sedinc, assim como a programação completa do evento.

Curso

Como parte das ações do Programa Made In Maranhão, a Sedinc, em parceria com o MDIC, promoveu, no mês de agosto, o Curso Básico de Exportação, com o objetivo de proporcionar uma visão básica dos procedimentos envolvidos no processo de exportação e das oportunidades representadas pela internacionalização das empresas.

O evento reuniu empresários de micro e pequeno porte, funcionários de associações comerciais, sindicatos, cooperativas, artesãos e instituições similares e acadêmicos da área de Comércio Exterior.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

EMEM realiza II Encontro de Música de Câmara

A Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo comemorou, no mês de maio, 39 anos de atividades voltadas para o ensino da música erudita e popular, e para sua divulgação junto à comunidade maranhense, ofereceu cursos e realizou apresentações de recitais e concertos.

Para fechar com chave de ouro a programação do ano comemorativo, o público maranhense terá, de 18 a 30 de novembro, vasta programação no II Encontro de Música de Câmara, com recitais, concertos e cursos de música, com entrada franca.

O II Encontro de Música de Câmara, além de oferecer uma programação artística de qualidade, facilitando a compreensão do universo musical erudito e popular, promoverá o intercâmbio musical com artistas de outros estados, desempenhando assim importante papel na formação de jovens estudantes e profissionais do ramo.

Os cursos serão ministrados por professores convidados e servirão como complemento importante na formação dos alunos, professores, músicos e participantes da comunidade, na prática de música de câmara e em conjunto, uma vez que receberão informações necessárias para a solução de problemas de cunho musical vistos sob uma ótica distinta ao do seu curso regular.

Formador de plateia e de profissionais da música, o evento congrega músicos do Maranhão, Pará, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, disponibilizando a alunos e à comunidade oportunidades de aprendizagem no fazer musical e oferecendo estudos de técnicas, estilos e formas interpretativas.

Programação

De 18 a 20, das 9h às 12h e 15h às 18h, serão ministradas aulas práticas e teóricas de Educação Musical e Musicalização Infantil, com a professora Samara Staub, da Universidade Federal do Amazonas - Ufam.

De terça (19) a quinta (21), das 9h às 12h e de 15h às 18h, acontecerão aulas práticas de guitarra com o professor Sandro Haink (SP), com recital de guitarra no dia 21, às 18h.

Nos dias 20 a 22, das 9 às 12h e 15 às 18h, serão ministradas Master Classes de percussão e bateria, com o professor Ricardo Aquino, de Belém (PA), com recital de encerramento da Master Class, no dia 22 às 18h.

Na quinta-feira (28), às 18h o público terá show de lançamento do CD de Choro, com Maurício Carrilho (RJ), (violão 7 cordas) e Pedro Paes (RJ) (clarinete e saxofone), com a participação de Toninho Carrasqueira (SP), (flauta transversal).

De 28 e 29, haverá aulas práticas de violão de 7 cordas com o professor Maurício Carrilho (RJ). 

Na sexta-feira (29), das 8h30 às 12h será ministrado mini-curso sobre Análise Musical, com o professor Orlando Fraga.  Dia 30 o curso volta a acontecer, das 9h45 ao meio dia.

De 28 a 30 de novembro serão ministradas Master Classes de violão erudito, das 9h às 11h30, com os professores Orlando Fraga e Alisson Alípio, de Curitiba (PR). Às 16h, recital de violão dos professores convidados. Ainda no período de 28 a 30 será realizada Oficina de Choro, das 9h às 12h e 15h às 18h. E no dia 30, das 9h às 12h, com prática de conjunto no gênero Choro de Flauta Transversal, com o professor Tonin.


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Inscrições para Feira Afro-Brasileira vão até sexta-feira (15)

Serão encerradas na próxima sexta-feira (15) as inscrições para expositores interessados em participar da a I Feira de Cultura Afro-Brasileira do Maranhão com o tema "Cultura, cidadania, educação e economia criativa". O evento acontece nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro no Ceprama, em São Luís.

O objetivo é promover a cultura afro-brasileira e estimular a geração de renda e o empreendedorismo afrodescendente maranhense.

Podem participar empreendedores que atuam nos ramos de agricultura familiar e extrativismo, alimentação e bebidas (gastronomia típica), artistas de todas as linguagens artísticas, artesanato, cerâmica, comércio em geral, consultoria, “Cosmético e beleza, cabeleireiros”, construção em geral, entidades governamentais e públicas, hotelaria, calçados e vestuários, imprensa, “Mobiliário, móveis e decoração”, “Publicidade, marketing e gráfica”, Segurança e serviços, setor de tecnologia de informação e telecomunicação e trancistas e trançadeiras.

Os interessados em participar devem obedecer alguns critérios. É indispensável que o empreendedor ou empreendimento (associação, cooperativa e grupo informal) seja afrodescendente, na faixa etária entre 16 e 60 anos, que tenham produtos e serviços que identifiquem e valorizem a cultura afro-brasileira, e que atendam aos referenciais de qualidade, utilidade e design.

A ficha de inscrição e o documento orientador devem ser solicitados e entregues na sede da Seir, localizada no endereço Rua Couto Fernandes, 121, Centro; ou no email: secigualdaderacial@yahoo.com.br. Outras informações podem ser solicitadas também pelo telefone (98) 2108 9124.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Inscrições para a 1ª série do Ensino Médio na rede estadual começam nesta quarta

Começam nesta quarta-feira, 13, as inscrições para alunos interessados em cursar a primeira série do ensino médio nas escolas da rede estadual de ensino. O processo de inscrição é informatizado e abrange todas as 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) do estado. Somente na URE São Luís, serão mais de 22 mil vagas disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). As inscrições poderão ser feitas até o dia 1º de dezembro, no site da Seduc (www.educacao.ma.gov.br/matricula2014).

“Temos vagas para todos, mas como em algumas escolas o número de interessados ultrapassa o de vagas e será preciso realizar um exame classificatório”, afirma o secretário-adjunto de Planejamento e Orçamento da Seduc, Lívio Mendonça. No dia 11 de dezembro estará disponível no portal o cartão de confirmação de inscrição, que informará se o estudante precisará fazer o classificatório. A prova será aplicada no dia 15 de dezembro.

O resultado final do processo de inscrição será divulgado no dia 9 de janeiro, para todos os inscritos, mesmo os que não fizerem o exame classificatório. E a partir daí todos os estudantes ou responsáveis poderão fazer as matrículas pessoalmente na escola.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Governo inaugura Restaurante Popular da Vila Luizão nesta terça-feira (12)

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) vai inaugurar, na terça-feira (12), o Restaurante Popular da Vila Luizão, sendo este a terceira unidade alimentar implantada pelo estado, das seis previstas para São Luís. Além dessa, também já está marcada para o próximo dia 26, a abertura oficial da unidade do Coroado. Ambas já funcionam em caráter experimental.

Além da implantação do restaurante popular da Vila Luizão, outros dois já estão funcionando plenamente na capital, nos bairros do Anjo da Guarda e Cidade Olímpica. “E no início de dezembro será a abertura da Cozinha Comunitária do Bequimão”, informou o secretário-adjunto da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado (Caisan-Ma), Kléber Gomes.

Conforme o adjunto, a previsão é de que ainda este ano mais dois restaurantes populares sejam implantados: um no Maiobão e outro no bairro da Liberdade.

Refeições

Os restaurantes populares têm capacidade para servir mil refeições por dia, ao preço simbólico de apenas R$ 1,00. 

Outra característica é que,
para que o público alvo da ação seja alcançado de forma positiva, os restaurantes populares são estrategicamente localizados em áreas de grande fluxo de pessoas, especialmente em grandes centros urbanos e em bairros com maior número de famílias de baixa renda.

Os restaurantes populares são unidades de alimentação e nutrição que têm como princípio fundamental a produção e distribuição de refeições saudáveis, com alto valor nutricional a preços acessíveis para trabalhadores informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional.


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Liceu Maranhense realiza Caminhada pela Paz no Trânsito

Em cumprimento às diretrizes do programa ensino médio inovador, cerca de 900 estudantes do Centro de Ensino Liceu Maranhense participaram da abertura da Mostra de Ensino Médio Inovador.

A culminância do projeto da Mostra de Ensino Médio Inovador ocorrerá, neste sábado (9), a partir de 8h, com a realização da caminhada pela paz no trânsito.

Durante a caminhada dos estudantes e professores do Liceu Maranhense, com a participação da sociedade, será feita a distribuição de panfletos educativos orientando as pessoas, jovens, adultos e idosos, a se comportarem no trânsito cada vez mais agressivo e violento.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

BPBL realiza oficina infantil em homenagem ao dia da consciência negra


Aberto na última terça-feira (5), na Biblioteca Infantil e Juvenil Viriato Corrêa, anexo Biblioteca Pública Bendito Leite (BPBL), em São Luís, o projeto Consciência Negra, que se estenderá até o dia 29 de novembro, em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro).

A programação acontece até sexta-feira, das 9h às 11h30 e é dirigida ao público infantil das comunidades, escolas públicas e particulares do ensino fundamental. Contará com exposições de livros de literatura infantil afro-brasileira e confecção de máscaras africanas em papel.

O público terá acesso, também, ao “Baú de histórias africanas e afro-brasileiras”, estratégia em que serão usadas, como didática, práticas para enfatizar às crianças a diversidade étnica e cultural do país. 

Todas as atividades serão realizadas na Viriato Corrêa, localizada na Praça do Pantheon s/n, com entrada franca.

A meta é inserir no processo de aprendizagem infantil a participação e relevância da cultura de matriz africana na formação cultural brasileira. O tema Consciência Negra é abordado de jeito natural, inserindo-o em práticas diárias, com brincadeiras, leitura e música do convívio cotidiano das crianças. 

No dia 20 de novembro haverá homenagem às raízes negras na formação do povo brasileiro. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, mártir da cultura afro-brasileira. 

Palestra “Catarina Mina: A África que fez história em São Luís”  

Na quarta-feira, 13, no horário das 9h às 11h, alunos do 1º ano do ensino médio e a comunidade em geral terão oportunidade de participar da palestra “Catarina Mina: A África que fez história em São Luís”, que será proferida pela pesquisadora cultural Mundinha Araújo, com entrada franca no auditório da BPBL.

Escolas que desejarem participar da programação devem fazer agendamento, na secretaria da Biblioteca Infantil e Juvenil Viriato Corrêa ou pelo telefone 3218 9960 – Ramal 214.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Governo prove Semana de Dança em 4 municípios do Sul do Maranhão

Depois da temporada de São Luís, a VII Semana Maranhense de Dança segue, nesta semana, para quatro municípios do Sul do Maranhão. Será mais uma etapa da Caravana da Dança, com apresentação, nesta quinta-feira (7), em Carolina; sexta-feira (8), em Fortaleza dos Nogueiras (8); sábado (9), em Imperatriz;  e domingo (10), em Açailândia.

A programação inclui oficinas de dança contemporânea, dança do ventre, dança de rua, tecido e dança de salão, sempre à tarde. À noite acontecem espetáculos com a Cia de Dança de Salão de Açailândia, a Cia Resgate, Cia Arianna Lopes, Jr. Style e a Pulsar Cia. de Dança.

Promovida pelo Governo do Estado e realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Teatro Arthur Azevedo (TAA), a Caravana da VII Semana Ma
ranhense de Dança conta com apoio das prefeituras municipais.

As oficinas têm duração de duas horas, das 16h às 18h e os espetáculos à noite, começam às 20h, com entrada franca. As apresentações são em espaços alternativos e praças públicas. Contam com a participação de bailarinos das companhias de dança de São Luís e do sul do Maranhão.

A Caravana da Dança já se apresentou nas cidades de Viana, Cantanhede e Santa Rita. 

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Seir realiza seminário sobre boas práticas na produção cultural negra do Maranhão

Acontece em São Luís¸ na manhã desta terça-feira (5), o seminário “Boas Práticas na Produção Cultural Negra: Experiências Empreendedoras no Maranhão”, promovido pela Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), no período de 8h30 as 12h30, no auditório do Sebrae, da Praça Pedro II, no Centro.

O objetivo do encontro é divulgar boas práticas empreendedoras que existem no estado, com foco na cultura afrodescendente e, dessa forma, possibilitar a produtores e criadores negros o conhecimento de experiências exitosas que inspirem suas produções.

Além disso o seminário é uma estratégia de capacitação para os empreendedores negros, em especial para aqueles que participarão da I Feira de Cultura Afro-Brasileira no Maranhão, que tem o tema: "Cultura, Educação, Cidadania e Economia Criativa", e será realizada nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no Ceprama, encerrando o Mês da Consciência Negra no Maranhão.

Mais informações pelo telefone (98) 2108-9124 e pelo email:
secigualdaderacial@yahoo.com.br.

Local: SEBRAE - Av. Pedro II, Centro dia 05/11/2013

Horário: 08h30 às 12h30

PROGRAMAÇÃO:

08h30 – Acolhimento
09h – Apresentação de Boas Práticas na Produção Cultural Negra: Experiências Empreendedoras no Maranhão

1. Área de produção cultural e de multimídia:
•         Centro de Cultura Negra do Maranhão
•         Instituto de Desenvolvimento Social Integrado
•         Grupo GDAN - Arte, Cultura e Juventude Negra

2. Área de Estética e Beleza
Associação das Trancistas do Maranhão

3. Área de produção Artesanal com indumentárias do Bumba meu boi.
Representante do Bumba Meu Boi da Floresta

4.  Área de produção de vestes dos Povos de Matriz Africana
Empreendedora Rosa Maria Muniz Correa

5. Mesa de Dialogo sobre Cultura Negra e Mercado:
•         Adriana Barbosa - Instituto Feira Preta São Paulo:
- Boas Práticas na Produção Cultural Negra
•         Chico Lobo e Carlos Otoniel, Consultores do Sebrae/MA:
 - Empreendedorismo Cultural
- Mercado para Negócios Criativos

12h30 - Encerramento

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Governo se reúne com o núcleo gestor do PAC Cidades Históricas

A Superintendência do Patrimônio Cultural da Secretaria do Estado da Cultura (Secma) recebeu membros do Núcleo Gestor do Centro Histórico de São Luís para discutir o andamento do projeto PAC das Cidades Históricas na capital.

O Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas- PAC é uma ação de articulação intergovernamental, com o objetivo de preservar o patrimônio arquitetônico brasileiro, valorizar a cultura e promover o desenvolvimento econômico e social das cidades.

Durante o encontro foi enfatizada a participação e envolvimento de cada um dos governos na realização do projeto. O Estado, por meio da Superintendência do Patrimônio Cultural (SPC), órgão responsável por aprovar e fiscalizar as obras da Secma e do Patrimônio Histórico, já contratou uma empresa gerenciadora para fazer as apresentações e acompanhamento dos projetos necessários para execução das obras de restauração a serem realizadas nos monumentos arquitetônicos.

Reformas

Entre as reformas que acontecerão por meio do programa estão a restauração do Forte São Luís, Arquivo Público do Estado, Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Casa do Maranhão, Casa de Nhozinho, Solar dos Vasconcelos, sobrado na Rua da Estrela, Teatro Arthur Azevedo, Teatro João do Vale, Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Praça Deodoro, Rua Grande. No total somam 45 intervenções entre edifícios e logradores a serem recuperados.

A parceria intergovernamental está fluindo bem. Os trabalhos prévios para andamento das obras já estão bem adiantados e à frente das demais cidades do país que também serão contempladas com o PAC das Cidades Históricas.

O PAC Cidades Históricas vai estruturar a cidade, transformando-a em um potencial turístico e requalificar os espaços urbanos de São Luís.


sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Aberta programação do Dia Cultural em comemoração ao Dia Nacional da Cultura

Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura (5 de novembro), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, realiza Dia Cultural nesta sexta-feira (1o), com uma vasta programação de 7h às 23h, com participação de grupos de cultura popular, teatro, dança, música, exposições de arte e literatura. 

A programação foi iniciada às 7h com a Alvorada Cultural em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite com participação das Bandas de Música do Exército Brasileiro e da Polícia Militar, seguido de outras atividades durante o dia na Praça João Lisboa e na Praia Grande.

A abertura oficial será às 18h em palco montado no Canto da Cultura (na Rua Portugal, em frente ao prédio Secma).

COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DA CULTURA

18h – Ato Solene em Comemoração ao Dia Nacional da Cultura
Local: Canto da Cultura

18h30 – Cortejo dos Cazumbas e Miolos de Boi
Local: Praça da Casa do Maranhão ao Canto da Cultura

19h – Roda de Tambor
Local: Praça da Casa do Maranhão 

19h – Apresentação dos Amos / Sotaque da Baixada
Local: Canto da Cultura

20h – Cortejo dos Blocos Tradicionais
Local: Praça da Casa do Maranhão ao Canto da Cultura

20h10 – Apresentação dos Blocos Tradiconais:
            - Os Brasinhas
            - Os Apaixonados
            - Os Fanáticos
Local: Canto da Cultura

21h – Espetáculos de Dança
            -  Street Dance
            - Academia de Olinda Saul
            - Dança de Rua - Grupo Street Master
            - Dança de Salão - Larissa Carvalho e Rhawan
Local: Praça da Casa do Maranhão

22h –  Mesa de Samba Choro
            - Gabriel Melonio
            - Fátima Passarinho
            - Zeca do Cavaco
            - Anna Claudia Monteiro
            - Grupo Regional Pixinguinha
23h -     Show de Reggae
             Célia Sampaio e Convidados
             Tadeu de Obatalá 
             Paulinho Akomabu
Local: Canto da Cultura