Com a temática “Disponibilidade e eficiência do uso de nutrientes para o manejo sustentável dos solos do trópico úmido”, o Dia do Campo será realizado no Laboratório de Solos do Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal do Maranhão (Uema), na próxima sexta-feira (29), às 8h30.
O objetivo do evento é discutir a possibilidade de substituição de adubos solúveis por adubação verde e, ainda, demonstrar o efeito da cobertura do solo com ramos de leguminosas sobre o crescimento e produtividade da cultura do milho.
O Dia do Campo contará como quatro estações, em que serão apresentados os experimentos, atualmente desenvolvidos pelos alunos bolsistas e mestrandos em Agroecologia. As estações são Crescimento e produtividade da cultura do milho sob efeito de gesso comparado à cobertura dos solos com ramos de sombreio e leucena; Eficiência agronômica e residual do Fosfato de Trauíra e da Leucena comparados ao super-fosfato simples e à uréia; e Sistema de cultivo em aléias com a utilização de espécies de leguminosas de alta e baixa qualidade de resíduos.
Antes da apresentação dos experimentos, será ministrada uma palestra intitulada “O que é o Dia do Campo?”, que será proferida pela mestranda em Agroecologia, Edilaine da Silva Marques. O Dia do Campo será coordenado pelo professor Emanoel Moura, em parceria com professores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e alunos bolsistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário