As obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento Holandeses (UPA) foram vistoriadas na manhã desta quarta-feira (27), pela governadora Roseana Sarney, acompanhada do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad.
Localizada em frente à entrada da Vila Luizão, a UPA possui 1.300 m² de área construída e 80% das obras já estão concluídas. A previsão é que a unidade seja entregue em julho de 2011.
"Nós já estamos com uma UPA funcionando deste o ano passado, a Itaqui Bacanga, e temos mais oito para colocar em funcionamento, não só em São Luís, mas em municípios estratégicos do Maranhão”, afirmou a governadora Roseana Sarney.
Sobre a construção das outras Unidades d0 e Atendimento 24 horas do Programa Saúde é Vida, a governadora explicou que aguarda um entendimento com o Ministério da Saúde (MSno que diz respeito à cobertura dos serviços que serão oferecidos pela unidade. “A nossa previsão para colocarmos todas as UPAS em funcionamento é julho deste ano, estamos apenas aguardando uma indicação do MS, para colocar todas as UPA para funcionar”.
Segundo o secretário de estado da Saúde, Ricardo Murad, a UPA Holandeses foi projetada para garantir a cobertura assistencial de uma população estimada em 350 mil pessoas. "“A UPA vai atender desde o bairro Itapiracó, passando pelo Turu e adjacências, atingindo ainda os municípios da região metropolitana, Paço do Lumiar e Raposa".
Conheça os serviços que serão oferecidos na UPA
A UPA oferecerá serviços clínicos, ortopédicos, pediátricos, odontológicos, farmacêuticos e laboratoriais, além de salas de raio-X, eletrocardiograma (ECG), eletroencefalograma e observação com leitos adultos e infantis com atendimento de urgência hospitalar 24h de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência. A unidade contará ainda com uma ambulância semi-intensiva para transporte e remoção para unidades de referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário