O programa Geração Futura da Agricultura Familiar, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário (Sedagro) qualificou 800 jovens que foram inseridos no mercado de trabalho agrícola. Em 2010, o programa atuou em 42 povoados de 22 municípios maranhenses. Geração Futura é mais um programa entre os 37 projetos implantados pela Sedagro, sendo 33 agrícolas (10 de Horticultura Irrigada, 4 de Piscicultura e 19 de Avicultura – galinha caipira) e 4 não agrícolas, em Artesanato (Renda, com os jovens do município da Raposa; Cestos de Vime e Fibra de Buriti, com jovens do povoado de Murtura, em São Luís, e Fio Cru, com jovens índios da aldeia Juçaral, em Amarante).
Saiba mais sobre alguns projetos da Sedagro:
Inclusão Digital da Geração Futura - Criação de uma biblioteca virtual com sete mil itens na comunidade quilombola em Vargem Grande.
Programa Viva Terra - Trabalha com a transição dos atuais sistemas produtivos que são baseados na itinerância, no corte e na queima, para formas de produção sustentáveis.
Programa de Regularização Fundiária na Região dos Campos Naturais e Áreas de Várzeas da Baixada Maranhense, que emite o Termo de Autorização de Uso Sustentável.
Participam do projeto de regularização fundiária 11 municípios da Baixada Maranhense: Cururupu, Guimarães, Apicum-Açu, Bacuri, Serrano do Maranhão, Central do Maranhão, Mirinzal, Porto Rico, Alcântara, Cedral e São João Batista. Já foram emitidos 850 Termos de Autorização para os municípios de Cururupu, Guimarães e São João Batista. Ao todo, serão beneficiadas com o documento da posse da terra 4 mil famílias da Baixada maranhense.
Programa Garantia Safra do Governo Federal - Seguro contra perdas na lavoura, ocasionadas por secas ou enchentes.
Cultivo Protegido de Hortaliças - O projeto tem nvestimento total de R$ 910 mil.
Programa de Incentivo à Produção e Consumo do Leite (PAA Leite).
Programa Agro Indústria Familiar - Construiu e equipou 6 Casas de Farinha, beneficiando 240 famílias, sendo uma em Chapadinha (povoado Água Fria), uma em Barreirinhas (em Mangas) e 4 em Alcântara (Vista Alegre, Cajiba, Boa Vista e Itaperaí). Juntas, elas vão produzir anualmente 135 toneladas de farinha. A unidade de Mangas está pronta para produzir também 6 toneladas de fécula de mandioca/ano.
A Sedagro também investe no setor de beneficiamento de frutas tropicais da agricultura familiar. Foram construídas 3 Unidades de Processamento de Frutas, sendo uma em Buriti (povoado Belém), uma em Tutóia (Povoado Santa Rosa - beneficiamento de Caju e Processamento de Frutas) e uma em São João do Sóter (em São João dos Poleiros). São 76 famílias beneficiadas nas 3 unidades. Em Santa Rosa, 20 mulheres foram capacitadas na fabricação de geléias, doces e licores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário