As obras de reforma e ampliação das instalações físicas do PAM da Cidade Operária, em São Luís, não interrompeu o atendimento prestado à população. Em 2010, a equipe daquela unidade de saúde atendeu 483.823 pessoas e em 2011, até o mês de março, já foram contabilizados 162.109 atendimentos, quase 14 mil a mais que o registrado no mesmo período do ano passado.
“Além de conseguirmos aumentar o número de procedimentos, agilizamos o atendimento. Mudanças como a marcação de consulta com o RG da própria pessoa e a proibição de marcação por menores de 16 anos coibiram a ação daqueles que entravam na fila somente para vender senhas”, disse a diretora do PAM Cidade Operária, Kátia Lobão,.
As obras de reforma e ampliação transformarão o PAM Cidade Operária em Unidade de Pronto Atendimento (UPA), fazendo com que tenha maior capacidade de atendimento e realize maior variedade de procedimentos. Até que os serviços sejam concluídos, os usuários serão atendidos nos Centro de Ensino São José Operário, na Cidade Operária, e o Centro Beneficente São Benedito, na Vila Janaína.
No Centro Beneficente São Benedito (Congregação da Sagrada Família) são oferecidos procedimentos em clínica geral, ginecologia, pediatria, odontologia, exames preventivos, serviço social, medição de sinais vitais, glicemia e nebulização, além de disponibilizar os programas de Hiperdia (para o tratamento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos) e de saúde da mulher.
No São José Operário são disponibilizados os serviços de cardiologia, clínica geral, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, psicopedagogia, psicologia, serviço social, farmácias básica e hospitalar e imunização, além dos programas de hiperdia e de saúde da mulher.
Após a obra de reforma e ampliação, que será concluída, em junho, o atendimento voltará a ser feito no PAM Cidade Operária. Além da melhoria do espaço físico, os investimentos que estão sendo feitos acabarão com as longas filas para conseguir uma consulta. “Vamos disponibilizar a marcação de consultas 24 horas. Assim a pessoa não precisará vir de madrugada para ficar na fila para conseguir uma senha”, explicou Kátia Lobão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário