A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informa que o atendimento nas Delegacias de Polícia Civil está funcionando normalmente, com prioridade para registros de maior relevância, como ocorrências criminais que envolvam homicídios, estupros, latrocínios (roubo seguido de morte) e roubos qualificados onde há indícios de lesões corporais.
A Corregedoria da Polícia Civil está monitorando e fiscalizando o cumprimento da lei, que determina a prestação de serviço de 30% do efetivo total da categoria, no atendimento à população e na execução dos trabalhos.
A SSP disponibiliza ainda, um portal onde o cidadão pode registrar ocorrências como perda, extravio e furto de documentos, e/ou pequenos aparelhos eletroeletrônicos, como aparelhos celulares e notebooks.
A Delegacia Online de Polícia Civil foi implantada no Maranhão com o intuito de facilitar o acesso do cidadão ao serviço público, onde qualquer pessoa pode registrar no próprio site da Delegacia, tipos de ocorrências que anteriormente eram necessários ser feitos pessoalmente numa delegacia mais próxima. Com a ferramenta, o cidadão não precisa se deslocar a um Distrito Policial para registrar uma ocorrência criminal.
O serviço está disponível no endereço eletrônico www.delegaciaonline.ma.gov.br e o usuário precisa apenas estar conectado com um computador que tenha acesso a Internet. Caso não possua um computador, ele pode se deslocar até um dos postos do Viva Cidadão, que funciona das 8h às 18h, e utilizar o serviço.
Funcionamento
A Delegacia Online está vinculada ao Sistema Integrado de Gestão Operacional, (Sigo), da Secretaria de Estado de Segurança Pública. O portal funciona 24 horas por dia durante sete dias por semana.
O usuário, após fazer o registro no site, receberá um documento confirmando a validação de sua ocorrência, que também será encaminhada para um e-mail cadastrado no ato da solicitação. No correio eletrônico, constará a seguinte mensagem: “Seu Boletim de Ocorrência foi aceito”.
“O documento é o mesmo que seria entregue na própria Delegacia. Com isso, o sistema disponibiliza ao cidadão serviços de melhor qualidade, considerando a economia de tempo de resposta das demandas da Polícia Civil”, destacou Daniel Brandão, coordenador da ferramenta.
Dados Estatísticos
Funcionando desde agosto de 2010, a Delegacia Online de Polícia Civil já contabilizou mais de 6.300 ocorrências.
- Extravio de Documentos: 4.294
- Furto de Documentos: 1.108
- Furto de aparelhos celulares: 250
- Furto de outros aparelhos eletroeletrônicos, como net books: 41
- Furto de objetos variados: 342
- Extravio de objetos: 192
Nenhum comentário:
Postar um comentário