segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mostra Cientifica do Maranhão conta com participação da população

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rosane Guerra, em entrevista na manhã desta terça-feira, 18, no programa Bom dia Timbira, reforçou o convide para toda a comunidade participar da I Mostra Cientifica do Maranhão que acontece de 20 a 22, na Praça Maria Aragão, em São Luís. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que, no Maranhão, é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec).

"Este evento é concebido e planejado para que a comunidade se aproxime do que está sendo produzido na academia e nas escolas", explicou Rosane Guerra ao apresentador do programa, Juracy Filho. Atrações científico-culturais vão complementar a programação acadêmico-científica da mostra que contará com mais de 350 atividades divididas em pôsteres, palestras, mini-cursos e protótipos de inovações maranhenses. Também haverá stands da Fapema, Estaleiro Escola, Vale, Uema, Ufma, Uniceuma, Undb, Embrapa e AsterDomus.

AsterKyanos, um planetário inflável com 5m de diâmetro e 3,1m de altura central, será uma das atrações científico-culturais da mostra, que tem como parceiros a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma), e apoio da Vale e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Além de visitar o AsterKyanos, os participantes da Mostra também podem fazer a oficina de Lançamentos de Foguetes. Nela, crianças e estudantes aprenderão a construir seus próprios foguetes, usando garrafas PET. O momento de maior expectativa é o do lançamento, que é feito a partir de uma base com ar comprimido. Tudo isso é acompanhado de contagem regressiva e efeitos sonoros. Os foguetes podem atingir de 5m a 30m de altura, dependendo da regulagem da base.

Outra atração que estará na Maria Aragão é a Canoa Estandarte, adquirida como equipamento pedagógico do Estaleiro Escola. A embarcação tem mais de 60 anos de idade e é originária do povoado litorâneo denominado Estandarte, localizado na costa ocidental do Maranhão, entre os municípios de Cururupu e Turiaçú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário