terça-feira, 24 de agosto de 2010
Segurança Pública apresenta Delegacia Virtual da Polícia Civil
Foi lançado a homepage da Delegacia Virtual da Polícia Civil (Devir), nesta terça-feira (24), no auditório do Palácio dos Leões. Vinculado ao Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo), a Devir vai facilitar o trabalho da polícia ao diminuir o fluxo de atendimento para registro de boletins de ocorrências (BO) nas delegacias, assim, haverá mais tempo para que os policiais executem a função de investigadores. O Maranhão é o segundo estado no Brasil a disponibilizar a ferramenta. O primeiro foi o Mato Grosso, que a implantou há seis meses. De acordo com o secretario de Segurança Pública, Aluisio Mendes, 50% das ocorrências feitas em delegacias, poderão ser realizadas pela internet.
Mecanismo de uso
A Devir vai tratar de ocorrências como perdas, extravios ou furtos de documentos e/ou pequenos aparelhos eletrodomésticos, de denúncias de pessoas desaparecidas e identificação de procurados e foragidos da justiça.
De acordo com o gestor do programa, delegado Daniel de Jesus Costa Brandão, vai haver retorno das denúncias dentro do sistema das delegacias. O BO feito na página www.delegaciaonline.ma.gov.br é encaminhado a um sistema informatizado, que enviará ao email do usuário a confirmação do registro, que poderá ser impresso.
Os funcionários das delegacias que estarão monitorando a Devir, podem validar ou recusar o registro caso ele não seja adequado ao atendimento oferecido pela delegacia virtual. Por exemplo, em caso de roubo, onde há emprego de violência, a vítima tem que ir à delegacia física.
Sobre a possibilidade da utilização do espaço da página online para funcionar como um canal de conscientização, por meio de propagandas, dos direitos e deveres diante de objetos perdidos e achados, Brandão considera: “É uma idéia bem criativa. A delegacia vai passar por customizações, será melhorada. Nós estamos estudando a possibilidade da Devir registrar casos de colisão entre veículos que resulte em apenas danos materiais”.
Segundo o gestor do programa, o núcleo de atendimento tem o suporte de profissionais capacitados para atenderem as demandas. “Houve uma parceria com Viva Cidadão, para que fosse testada a Delegacia Virtual da Polícia Civil antes de ser lançada para a sociedade. Durante as três semanas de testes foram registrados mais de 300 ocorrências”.
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