Aberto na última terça-feira (5), na Biblioteca Infantil e Juvenil Viriato Corrêa, anexo Biblioteca Pública Bendito Leite (BPBL), em São Luís, o projeto Consciência Negra, que se estenderá até o dia 29 de novembro, em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro).
A programação acontece até sexta-feira, das 9h às 11h30 e é dirigida ao público infantil das comunidades, escolas públicas e particulares do ensino fundamental. Contará com exposições de livros de literatura infantil afro-brasileira e confecção de máscaras africanas em papel.
O público terá acesso, também, ao “Baú de histórias africanas e afro-brasileiras”, estratégia em que serão usadas, como didática, práticas para enfatizar às crianças a diversidade étnica e cultural do país.
Todas as atividades serão realizadas na Viriato Corrêa, localizada na Praça do Pantheon s/n, com entrada franca.
A meta é inserir no processo de aprendizagem infantil a participação e relevância da cultura de matriz africana na formação cultural brasileira. O tema Consciência Negra é abordado de jeito natural, inserindo-o em práticas diárias, com brincadeiras, leitura e música do convívio cotidiano das crianças.
No dia 20 de novembro haverá homenagem às raízes negras na formação do povo brasileiro. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, mártir da cultura afro-brasileira.
Palestra “Catarina Mina: A África que fez história em São Luís”
Na quarta-feira, 13, no horário das 9h às 11h, alunos do 1º ano do ensino médio e a comunidade em geral terão oportunidade de participar da palestra “Catarina Mina: A África que fez história em São Luís”, que será proferida pela pesquisadora cultural Mundinha Araújo, com entrada franca no auditório da BPBL.
Escolas que desejarem participar da programação devem fazer agendamento, na secretaria da Biblioteca Infantil e Juvenil Viriato Corrêa ou pelo telefone 3218 9960 – Ramal 214.
Nenhum comentário:
Postar um comentário