Para comemorar os 35 de fundação dos Museu Histórico de Alcântara (MHA), o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), lançou um site, um selo e um carimbo para celebrar a data e divulgar mundialmente a importância histórica da cidade de Alcântara.
WebSite
O projeto do endereço eletrônico do Museu Histórico de Alcântara, cuja elaboração e execução durou mais de seis meses, foi desenvolvido pelo fotógrafo Albani Ramos, designer Raquel Noronha, equipe da Zona 5 e contou com o apoio do Edital da Fapema para a execução e conclusão do trabalho tecnológico. O site www.museuhistoricodealcantara.ma.gov.br contém plataformas móveis, HDML 5, formato bilíngue e elementos extraídos do próprio prédio histórico e seu acervo.
Quanto às inovações tecnológicas propostas pelo Projeto Museu Histórico Digital de Alcântara, os serviços oferecidos pelo museu que incluem acessos ao site, ao acervo digitalizado do museu, a documentos digitalizados, ao histórico e ficha técnica de todo o acervo do museu, às exposições que passarem pelo museu, à programação, eventos, informações culturais, administrativas, ouvidoria, acrescentando também um passeio virtual de 360º por todas as dependências do museu.
Selo e carimbo do museu
Na cerimônia, aconteceu ainda o lançamento do selo personalizado e do carimbo comemorativo aos 35 anos do MHA. No ato, a secretária Olga Simão fez a primeira obliteração, colocando desta forma em circulação nacional 1.200 selos alusivos à data. O carimbo permanecerá na agência dos Correios de Alcântara até 2 de setembro de 2013, sendo usado em todas as correspondências postadas.
Composto por duas partes, o selo contém num dos lados a imagem da bandeira nacional e o mapa do Brasil formado por flores de ipê. Do outro, traz o Museu de Alcântara, instalado em um sobrado colonial, exemplar típico dos casarões maranhenses do século XIX.
Museu de Alcântara
O prédio do MHA encanta os visitantes por sua fachada revestida de azulejos coloridos e portais emoldurados de pedras de lioz. A planta em forma de L dá lugar a longos corredores avarandados, abrindo para um pátio externo, onde se encontra um poço de bordas trabalhadas em pedras e alvenaria. Destacam-se, ainda, no casarão do museu, longos beirais, janelas em guilhotinas, forro em espinha de peixe no segundo pavimento.
O circuito de exposições reproduz um ambiente típico de uma residência maranhense dos anos de 1800. No conjunto do acervo, o visitam vai encontrar valiosas peças de abordagem históricas culturais como mobílias, louças, objetos de adornos, ourivesaria, artes sacras e elementos da época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário