quinta-feira, 3 de abril de 2014

Aluisio Mendes entrega viatura para a Polícia Civil em Olinda Nova

Os mais de 13 mil moradores de Olinda Nova, na Baixada Maranhense, passarão a contar, a partir de agora, com uma nova viatura para a Polícia Civil do município. O novo veículo, modelo Pálio Weekend Adventure, foi entregue pelo secretário de Segurança Pública, Aluisio Mendes ao prefeito Edson Barros Costa Júnior (PR), na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Olinda Nova também terá um novo prédio onde funcionará a delegacia da Polícia Civil, comandada por um delegado de carreira, a ser designado ainda neste mês, após a conclusão do Concurso Público, além de mais dois investigadores e reforço do contingente da PM. A Delegacia Geral já enviou, recentemente, uma investigadora e uma escrivã para atuarem nas ações de Polícia Judiciária em Olinda Nova.

“A entrega desta viatura é a materialização de uma parceria que firmamos com as famílias de Olinda Nova e que será promissora. A Secretaria de Segurança já recebeu da prefeitura a doação do terreno e vamos agilizar o processo de construção do prédio que abrigará a Delegacia de Polícia Civil. A PM também terá mais um veículo. Outra novidade é a construção de uma nova sede para a Companhia da Polícia Militar na cidade, bem como o aumento dos efetivos das duas polícias em toda a região”, destacou Aluisio Mendes.

Confira a matéria na íntegra no Portal do Governo do Maranhão

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Maranhão ganha usina de etanol no município de Tuntum

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Claudio Azevedo, conheceu as instalações da usina de álcool, um dos maiores empreendimentos a ser instalado no município de Tuntum. A Usina Alternativa terá capacidade para produzir até 12,9 milhões de litros de álcool/ano, que será comercializado na forma de combustível. Com o novo empreendimento, o grupo empresarial passará a gerar mais de 330 empregos diretos na usina e nas outras atividades agrícolas desenvolvidas na Fazenda Alternativa Agroindustrial Ltda.

Cláudio Azevedo destacou que a nova usina, além de ampliar a produção de álcool no estado e a oferta de trabalho formal no campo, consolida uma agricultura inteligente, feita a partir de técnicas modernas de manejo e tecnologias que tornam a produção mais eficiente. “O agronegócio maranhense tem, nos últimos anos, se modernizado com novas tecnologias que vem ajudando a nos tornar mais competitivos no cenário nacional”, avaliou.

O secretário da Sagrima participou da visita técnica acompanhado de seu adjunto, Raimundo Coelho de Sousa, e o superintendente de Apoio Agropecuário do órgão, Antônio Jorge Dino; do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Antônio Figueiredo; o diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae-MA, Nonato Correa; e lideranças de sindicatos rurais de Tuntum e Peritoró.

O empresário José Guilherme Queiroz, conta que a usina de álcool é fruto de mais de 15 anos de trabalho, e que iniciará oficialmente sua operação no mês de maio. “Essa visita foi uma oportunidade de mostrar o grande potencial que o Maranhão tem para produção agropecuária, e como é possível produzir racionalmente várias culturas com o uso de altas tecnologias”, pontuou.

Além de cana de açúcar, a Fazenda Alternativa produz grãos (soja, arroz, milho, feijão e fava), frutas (com destaque para o abacaxi) e também explora a pecuária de corte. A estimativa do produtor é que esse ano o empreendimento produza até 297 toneladas de grãos e um milhão de frutos do abacaxi, que são comercializados com vários estados brasileiros, como Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. A fazenda possui 435 ha de pasto, com capacidade para produção de até 104 toneladas de carne.

“O governo do Maranhão apoia empreendimentos como este, que geram emprego para nossa população e fomentam o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou Cláudio Azevedo.


Potencial

Além da usina Alternativa, que iniciará a operação em Tuntum no próximo mês, e que terá capacidade para produzir até 12,9 milhões de litros de álcool/ano, já estão instaladas no estado Usina Serra Grande localizada na Agro Serra, município de São Raimundo das Mangabeiras, com capacidade para produção de 110 milhões de litros de álcool/ano; Usina Caiman, localizada no município de Campestre, com capacidade para produção de 60 milhões de litro de álcool/ano; Usina TG Agro Industrial, no município de Aldeias Altas, com 40 milhões de litros de álcool/ano e Usina Itajubara, em Coelho Neto, com 9 milhões de litros de álcool/ano.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Secretário Aluisio Mendes entrega Delegacia Regional em Presidente Dutra

Após uma ampla reforma e readequação do prédio, o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes, entregou, nesta segunda-feira (31), as novas instalações da 13ª Delegacia Regional da Polícia Civil em Presidente Dutra. Foram aplicados na obra recursos da ordem de R$ 518.960,30. 

A delegacia tem área total de 2.358,97 metros quadrados, sendo 614,81 de área construída, e abrigará, além da Regional, o 1º e 2º DP e Delegacia Especial da Mulher (DEM). O local terá diversos setores, entre os quais, três gabinetes para os delegados, recepção com três boxes para atendimento, salas de Cartório, duas permanências (sendo uma para a Polícia Militar), uma sala de ocorrência privativa, duas salas de contenção (feminina e masculina), Recepção e Plantão, sala de Captura, 2 almoxarifados, depósitos, alojamentos masculinos e femininos, copa, banheiros e estacionamento.

Com um novo ambiente, os delegados dos 16 municípios que compõem a regional terão um ambiente com uma melhor estrutura para as reuniões periódicas que são realizadas a fim de traçar estratégias de combate ao trafico de drogas e outros delitos na região central do Estado.

Confira a matéria na íntegra do Portal do Governo do Maranhão