sexta-feira, 28 de junho de 2013

Secretaria de Segurança alerta sobre o golpe do falso sequestro

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) tem recebido, nos últimos dias, novas denúncias de casos de falsos sequestros seguidos de extorsão, ocorridos na capital. O falso sequestro é um crime no qual indivíduos ligam para a vítima dizendo que um suposto parente está sequestrado, e a partir disso, exigem o depósito de certa quantia em dinheiro para poder ‘libertar o sequestrado’.
Diante desses fatos, a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) informa à população como se prevenir para não cair em golpes desta natureza, visando diminuir os índices de vítimas desse tipo de crime em São Luís e em cidades do interior.
Dicas para se prevenir de um falso sequestro
1. Mantenha a calma ao atender qualquer chamada que esteja relacionada a este crime. Esta medida ajuda a reconhecer se a ligação é verdadeira ou não;
2. Alerte todos os moradores de sua residência, principalmente idosos, crianças e funcionários a não fornecerem dados pessoais, como nomes, número de quantas pessoas reside no local, telefone ou hábitos sobre os moradores da casa. Estas informações podem ser utilizadas para o criminoso conhecer sua família;
3. Ao realizar a ligação, o criminoso sempre demonstra ter pressa em finalizar as negociações;
4. Tente prolongar a conversa com o suposto negociador, e enquanto isso se certifique que a ‘suposta’ pessoa sequestrada esteja bem. Para isso, utilize outro telefone celular e tente localizar o mais rápido possível a pessoa indicada no sequestro;
5. Se você cair no golpe, não deixe de prestar queixa na polícia. De posse de informações como o número de origem da chamada criminosa ou o número da conta em que o “resgate” foi depositado, a polícia pode identificar o criminoso e evitar que mais pessoas sejam vítimas. Em São Luís, a Seic fica localizada no Bairro de Fátima (antigo prédio da Rádio Timbira). Os telefones para contato são (98) 3214 8659 e 3214 8662, que também estão à disposição do cidadão;
6. A vítima pode manter contato ainda com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), pelo 190, ou com o Disque Denúncia (3223 5800 – capital e 0800 313 5800 – interior).


Pesquisa busca indicadores que possam auxiliar a preservação do centro histórico de São Luís

O professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Alex Oliveira de Souza, está coordenando estudo de busca de indicadores que possam auxiliar na preservação de imóveis históricos tombados do centro histórico de São Luís. A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), por meio do edital Universal.

A estratégia da pesquisa consiste na criação de indicadores que irão apontar o estado de conservação dos casarões tombados e a situação socioeconômica estabelecida nos espaços do centro histórico. A ideia é fazer um mapeamento dos setores abandonados e dos utilizados para moradia e fins comerciais.

Os pesquisadores envolvidos no projeto realizam levantamento da situação dos casarões e da capacidade que moradores e pessoas que trabalham nas áreas do centro histórico têm de manter o espaço preservado. Já foram analisados estudos de cerca de 300 imóveis, distribuídos entre as regiões da Praia Grande, Praça Dom Pedro II, Desterro e Fonte do Ribeirão.

Foi constatado que, para que haja a preservação desses casarões, é importante analisar, de que forma as pessoas que moram e trabalham neles estão procedendo com a manutenção e como os comércios e estabelecimento públicos e privados situados nestes locais estão lidando com o processo de modernização dos prédios. A análise possibilitará a criação de indicadores que esclarecerão a situação atual de imóveis tombados, visando primordialmente, a conservação do patrimônio público.


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Biblioteca Pública Benedito Leite tem programação especial sobre o São João nesta quinta (27)

A Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), por meio da Biblioteca Infantil Viriato Correa (BIJVC), promove nesta quinta-feira (27), programação junina com foco literário, dirigida ao público infantil, com entrada franca.

A programação, que será realizada no auditório da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), contará com exposição e palestra como principais atividades literárias, com o tema “Conversando sobre o São João: o jovem no universo das brincadeiras juninas”. O evento abriga micro exposição de objetos do período junino enfatizando a diversidade das manifestações, seus ritmos, danças, folguedos e tradição.

A coordenadora da BIJVC e responsável pelo evento, informou que na apresentação será dado um destaque especial à participação dos jovens no universo das brincadeiras, refletindo sua forma de aquisição de conhecimento e manutenção das práticas tradicionais.

Uma palestra sobre o São João será ministrada pela pesquisadora e mestre em Cultura e Sociedade, Keyla Santana, que contará ainda com exibição de fotos e vídeos sobre as brincadeiras juninas.

Informações para participar do evento podem ser adquiridas nos telefones 3222-7488 e 3218-9960, ou na própria sede da Biblioteca Pública Benedito Leite, Praça Deodoro - Centro.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Museu Afro-digital do Maranhão possibilita o acesso à história por meio da tecnologia


O Museu Afrodigital do Maranhão, projeto coordenado pelo antropólogo e museólogo, Sérgio Figueiredo Ferretti, e que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), permite o acesso ao conhecimento e transforma o passeio virtual em uma navegação pela cultura afro-brasileira via internet. O site www.museuafro.ufma.br reúne na web todos os tipos de mídias, cuja importância está na divulgação da cultura para sociedade e ensino para o desenvolvimento de estudos aos interessados.

O museu digital foi iniciado há três anos e está interligado em rede com outros museus digitais das Universidades Federais da Bahia (UFBA) e Pernambuco (UFPE) e a Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e estimula o uso da memória social tanto maranhense como nacional, promovendo relações de reconhecimento e identificação. Nesse aspecto, a ideia foi de construção de um acervo de documentos digitais e de um museu com memórias vivas.Essa oportunidade de integrar os sites permitiu ainda maior intercâmbio de informações. 

Segundo o pesquisador Sérgio Ferretti, o site tem muitos acessos e só no ano passado tiveram mais de 10 mil consultas. E pensando em melhorar ainda mais a interatividade do museu afro-digital do Maranhão, algumas novidades estão sendo observadas.

terça-feira, 25 de junho de 2013

II Congresso Maranhense de Medicina será aberto nesta quarta-feira (26)

Serão abertos nesta quarta-feira (26), às 19h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, o II Congresso Maranhense de Medicina e o IV Congresso Norte Nordeste de Epidemiologia e Controle de Infecções Hospitalares, que serão realizados até sábado (29). Os dois eventos reunirão médicos do Maranhão e do Brasil, além de outros profissionais e estudantes da área da saúde, para discutir temas relativos às “Doenças crônicas: o desafio do século XXI”. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas pela internet no endereço www.congressomaranhensedemedicina.com

Na programação deste ano, médicos especialistas debaterão temas voltados para especialidades como pediatria, urologia, saúde mental, mastologia, terapia intensiva, hematologia, neurologia, cardiologia, nefrologia, pneumologia, oncologia, dermatologia, ortopedia, entre outras.

PROGRAMAÇÃO

26/06 – Palestras: “Pneumonia Comunitária Grave: critérios de gravidade”, que tem como conferencista o Dr. George Castro (Hosp. Centro Médico – MA); “O Paciente com Insuficiência Cardíaca na UTI: as novas definições”, a ser proferido pelo Prof. Dr. Albuquerque de Figueiredo Neto (HUUFMA – MA); e “O Paciente com Trauma Crânio-Encefálico Grave: quando utilizar monitorização neurológica invasiva”, com o conferencista Dr. Pedro Kurtz (Clínica São Vicente da Gávea – RJ).

27/06 - Palestras: “Oncohematologia: Leucoses na Infância”, com a Dra. Silvia Regina Brandalise (Unicamp – SP), “Oncohematologia: Transfusão em Pediatria e Neonatologia”, com o Dr. Antonio Fabbron Júnior (Unicamp – SP). 
Mesa redonda: “Câncer de pênis no Maranhão”, a ser proferida pelo Dr. Antônio de Pádua Silva Sousa (MA).

28/06 - Palestras: “Terapia Antiagregante Plaquetária e Antitrombótica: Manejo no Perioperatório” e “Terapia Antiagregante Plaquetária e Antitrombótica na Fibrilação Atrial Crônica: Qual deles e em que pacientes utilizar”, que tem como conferencista a Dra. Luciana Vidal Armaganijan (Dante Pazzanese – SP).

29/06 - Debate: “Choque Cardiogênico – diagnóstico e conduta”, com o Dr. Antonio Carlos Mugayar Bianco (Dante Pazzanese – SP).

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Fapema prorroga inscrições para edital de apoio aos trabalhos da SNCT

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) prorrogou até o dia 12 de julho o prazo para inscrição no edital Programa de Apoio a Popularização da Ciência e Tecnologia/Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que seria encerrada na sexta-feira (21).

O edital, que está disponível no site da fundação, no endereço www.fapema.br, tem como objetivo o financiamento de projetos destinados à organização e à execução de eventos científicos ou tecnológicos, com foco na popularização da Ciência, a serem realizados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão (SNCT).

Os projetos serão classificados em duas faixas: na faixa 1 estão os trabalhos coordenados por pesquisadores vinculados às Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa, públicas ou privadas, sediadas no estado. Cada projeto submetido nessa faixa poderá ter o valor máximo de R$ 6 mil.

A segunda faixa, contempla projetos oriundos de proponentes vinculados a escolas públicas ou privadas da rede de ensino do Maranhão. Cada projeto submetido nessa faixa poderá ter o valor máximo de R$ 3 mil.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Uema aprova novos programas e projetos


A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) aprovou sete novos programas e projetos em seus conselhos durante reuniões presididas pelo vice-reitor Gustavo Costa e participação de pró-reitores, diretores de centros, diretores de cursos e chefes de departamentos.

PROJETOS APROVADOS

Mestrados: Biodiversidade Ambiental e Saúde e o em Cartografia Social e Política da Amazônia

Cursos de Especialização "Lato Sensu" (sendo um presencial e dois na modalidade a distância): Especialização em Ciências Criminais, Especialização em Ensino de Genética e Especialização em Psicologia da Educação. 

Novos cursos de graduação a distância: Graduação em Gestão Comercial e Graduação em Segurança do Trabalho.

Além dos novos programas também foi aprovado proposta de alteração das normas do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES).


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Arraial da Lagoa será aberto nesta quinta (20)

O acordeonista e cantor Waldonys faz show de abertura do Arraial da Lagoa, nesta quinta-feira (20), às 23h. Se apresentam ainda o Tambor de Crioula de Joana Batista, Boi de Nina Rodrigues (orquestra), Boi de Leonardo (zabumba), Boizinho Barrica (alternativo), Boi de Maracanã (matraca) e Boi de Morros (orquestra).

A programação no Arraial da Lagoa prossegue até o dia 30 de junho, sempre com sete atrações por noite. O roteiro destaca grupos de tambor de crioula, quadrilha, danças do Lelê, do Boiadeiro, além de grupos de bumba meu boi de todos os sotaques. 

Atrações

Além de Waldonys, haverá shows de Papete (dia 21), Mano Borges (22), Betto Pereira (23), Banda da Cia. Barrica (24), Dorgival Dantas (25), Elba Ramalho (26), Bumbauê (27), Nando Cordel (28), Grupo Falamansa (29) e Geraldo Azevedo (30). O público terá a disposição uma estrutura de 17 barracas e um quiosque para venda de pratos típicos do período junino (como arroz de cuxá, arroz Maria Izabel, peixe frito, mingau de milho, entre outros). Além disso, há uma área exclusiva de acessibilidade, destinada a cadeirantes, idosos e grávidas.


quarta-feira, 19 de junho de 2013

Viva Nota divulga resultado do 12º sorteio

Foi divulgado, nesta terça-feira (18), o resultado do 12º sorteio do Programa Viva Nota, realizado no sábado (15) com base na extração da Loteria Federal 04771, que distribuiu um total de R$ 200 mil em prêmios. 

Os ganhadores dos três maiores prêmios moram em São Luís. O primeiro foi sorteado com R$ 100 mil; o segundo ganhou R$ 20 mil; o vencedor do terceiro prêmio levou R$ 10 mil.

Foram sorteados, ainda, 10 prêmios de R$ 1.000,00; 200 prêmios de R$ 100,00; e 2.000 prêmios de R$ 20,00. 

A lista dos ganhadores está disponível na página principal do programa: vivanota.sefaz.ma.gov.br/.

No site do programa o consumidor cadastrado deve selecionar a opção “Acessar Sistema Viva Nota” e escolher a opção “Consulta Conta Corrente” para saber se foi contemplado e verificar se foram creditados em seu favor valores relativos à premiação.

Tecnologia vai ampliar alcance do ensino médio na rede estadual

Para ampliar o alcance do ensino médio na rede pública estadual, está em discussão na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) um projeto de mediação tecnológica, por meio do qual os estudantes terão acesso ao ensino regular também por meio de aulas ministradas por professores especialistas e transmitidas ao vivo, via satélite.

O projeto, semelhante à plataforma já utilizada pela Universidade Virtual do Maranhão (Univima), utilizará tecnologia ainda mais avançada, com transmissão em alta definição (HD) e modernos aparelhos de TV de 50 polegadas, que também podem ser utilizados como lousa digital.

O objetivo é alcançar todos aqueles rincões onde hoje há ainda dificuldade para conseguir professores especialistas e proporcionar que os alunos tenham aulas regularmente. 

Fase experimental começa em agosto

Até a implantação total do projeto, serão adquiridos 200 kits tecnológicos, que vão ser disponibilizados em 200 anexos, para utilização em 300 salas de aula do Maranhão. 

Além dos kits nos anexos, serão montados três estúdios para a transmissão das aulas em HD, que utilizarão canais de satélite.

O projeto piloto deve começar a funcionar em agosto deste ano, atendendo 30 localidades. Não haverá terceirização ou contratações de professores. 

terça-feira, 18 de junho de 2013

Secretaria de Cultura participa de comemoração da salvaguarda do tambor de crioula

Nesta terça-feira (18) é comemorado o Dia Nacional do Tambor de Crioula, reconhecido como Bem Imaterial do Brasil. Para celebrar a data, uma programação foi elaborada pelo Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula em parceria com a Secretária de Estado de Cultura (Secma) e outros parceiros.

O evento de Salvaguarda do Tambor de Criola será realizado no auditório Rosa Mochel, do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (Rua do Giz-Praia Grande) às 15h.

As ações propostas para a salvaguarda do Tambor de Crioula, a serem desenvolvidas num período de um ano, estão agrupadas em quatro eixos: “Preservação dos modos de fazer o Tambor de Crioula”, “Capacitação de quem faz o Tambor de Crioula”, “Socialização e valorização dos conhecimentos associados ao Tambor de Crioula” e “Registro material da forma de expressão Tambor de Crioula”.

Oficinas

Estão previstas ações como a realização da Oficina de Incentivo à Formação de Grupos Mirins, uma forma de motivar crianças e jovens para a compreensão da relevância dessa manifestação cultural.

Deverão ser realizadas, também, as Oficinas de Percussão e Cantoria do Tambor de Crioula, que consistirão na transmissão dos saberes acerca dessa manifestação popular no que se refere ao toque e cantoria. 

As oficinas obedecerão ao princípio do "aprender fazendo", metodologia que consiste na demonstração do fazer Tambor de Crioula.

Realizadas em dois módulos simultâneos, as oficinas abordarão toque de instrumentos e cantoria. As técnicas percussivas serão treinadas nos instrumentos específicos (tambor grande, meião, crivador e matraca). As cantorias serão praticadas de forma a preservar suas características formativas: refrão e versos, de modo que, além da reprodução das toadas tradicionais haja estimulação às improvisações e à criação espontânea das toadas.

Acontecerão, ainda, mini-cursos de Cultura Negra no Maranhão, encontros de Grupos de Tambor de Crioula, seminários, entre outras ações. 

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Confira a programação do Teatro Arthur Azevedo de 18 a 23 de junho


24º PRÊMIO DA MÚSICA BRASILEIRA
Dia 18 (terça) às 21h 
Entrega de troféus aos cantores vencedores do Prêmio da Música Brasileira 2013 na edição nacional em São Luís, com participação de cantores do cenário musical nacional. (RJ)
Ingressos: Somente para Convidados
Produção: João Schimitt
Indicação: Livre
Duração: 120 min

CIRANDA DE ANGOLA
Dia 19 (quarta) às 19h 
Show de lançamento do CD Ciranda de Angola do grupo Mandingueiros do Amanhã, com participação da Orquestra de Berimbaus Mandingueiros do Amanhã e Dathy Bezerra com contação de história. (SL)
Ingressos:  Preço Único R$ 5 ou 2kg de alimentos não perecível
Produção: Bamba Produções
Indicação: Livre
Duração:  90 min

MISS MARANHÃO
Dia 20 (quinta) às 20h30
Escolha da representante do estado no Concurso Miss Maranhão 2013. (SL)
Ingressos: Preço Único R$  60
Produção: Zé Roberto Gaspar
Indicação: Livre
Duração: 180 min

UMA VIAGEM À TERRA DA IMAGINAÇÃO
Dias 22 (sábado) e 23 (domingo) às 19h30
Espetáculo de ballet em 1 ato alunas da Escola de Dança Adágio. Músicas de vários compositores clássicos. Direção de Ana Cristina Dourado. (SL)
Ingressos:  Plateia R$ 35 / Frisa e Camarote R$ 30 / Balcão e Galeria R$ 25
Produção: Escola de Dança Adágio
Indicação: Livre
Duração:  90 min

Ingressos, quando à venda, estarão à disposição na bilheteria do TAA, de terça a domingo a partir das 14h.
Obs: Os ingressos serão colocados à venda em conformidade com a Lei Municipal nº 4.729 de 28 de dezembro de 2006 (Lei da Meia-Entrada) segundo a qual 1/3 (um terço) dos bilhetes de qualquer ordem da plateia deverão ser disponibilizados para a meia-entrada para estudantes com carteira e idosos (60 anos). Os estudantes devem apresentar a carteira no ato da compra do ingresso e na entrada para o espetáculo.  

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Viva Nota distribuirá R$ 200 mil no sorteio de sábado (15)

O próximo sorteio do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado do Maranhão, o Viva Nota, será realizado no sábado (15), e distribuirá R$ 200 mil aos consumidores cadastrados que tenham documentos fiscais emitidos com CPF. Concorrem neste sorteio notas fiscais declaradas à Sefaz entre os dias 13 de março de 2013 e 12 de junho de 2013. Os cupons serão gerados no dia 13/06/2013.

O resultado do 12º sorteio do Viva Nota, poderá ser consultado no dia 17 deste mês, no site do programa (vivanota.sefaz.ma.gov.br/)

Como participar?

Para participar do programa, o consumidor deverá se cadastrar no sistema Viva Nota pela internet e exigir o documento fiscal em todas as suas compras com a indicação do seu CPF.

Os consumidores que se cadastraram entre os dias 13 de março e 12 de junho, receberão cinco cupons a título de incentivo para concorrerem ao sorteio. Cabe esclarecer que documentos fiscais que já foram relacionados, gerando cupons para participação em sorteios anteriores, não participam dos sorteios seguintes.

Resgate dos prêmios

O consumidor que possui valores decorrentes do sorteio poderá resgatar os créditos disponíveis, acessando o sistema Viva Nota pela internet, indicando uma conta para depósito. O consumidor deve aguardar o processamento junto ao banco (até 10 dias úteis).

Caso o participante não tenha como informar uma conta para recebimento, o resgate poderá ser feito diretamente no caixa do Banco do Brasil e aguardar até 10 dias úteis após a solicitação para se dirigir a agência de sua preferência.


terça-feira, 11 de junho de 2013

Hemomar realizará campanha de doação de sangue durante período junino

De 13 a 29 deste mês, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) promove uma campanha de incentivo à doação de sangue tendo em vista o período junino. O lançamento será quinta-feira (13), às 9h na sede do Hemomar, na Jordoa. Também, neste dia, a Unidade Móvel de Coleta estará no Hospital Geral, das 8h às 17h.

Com o slogan “No São João a solidariedade é o sotaque da vida. Doe sangue!”, a iniciativa tem por objetivo chamar atenção da população para a necessidade de doar sangue no período de festas juninas.

A campanha tem como finalidade mobilizar doadores em uma época na qual geralmente ocorre a diminuição no número de doações, enquanto aumenta a necessidade de sangue para atendimento de urgências. Por este motivo é que o Hemomar necessita manter estoque adequado ao atendimento de toda demanda hospitalar para transfusões de sangue.


segunda-feira, 10 de junho de 2013

Fapema disponibiliza mais de R$ 10 milhões em editais


A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está com 10 editais abertos na página para financiamento de projetos de pesquisa por meio de várias modalidades de bolsas. Os recursos destinados para os editais são superiores a R$ 10 milhões. As chamadas públicas visam ampliar a atuação crescente do Estado no processo de fortalecimento das atividades de ciência, tecnologia e de inovação.


Atualmente estão abertos na página da Fapema (www.fapema.br), os editais Prêmio Fapema 2013, Ciência Sem Fronteiras, Bolsa de Doutorado fora do Estado, Cooperação Bilateral Fapema/Aird, Bolsas de Iniciação Científica (Bic), Programa de Apoio a Popularização da Ciência e Tecnologia/Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SCT), Apoio à Participação em Eventos Científicos e/ou Tecnológicos (APEC), Programa de Apoio a Publicação de Artigos (ARTIGO), Edital Professor/Pesquisador Visitante do Brasil, Edital Professor/Pesquisador Visitante do Exterior.

Além de fomentar a pesquisa, os editais contemplam atividades de inovação, extensão e divulgação científica e contribuem para qualificação profissional e formação de recursos humanos voltados para as atividades de ensino e pesquisa.


sexta-feira, 7 de junho de 2013

Viva Nota disponibiliza ingressos para a final MAC x Imperatriz


Os consumidores cadastrados no Programa Viva Nota já podem solicitar o resgate dos ingressos de futebol referente ao 2º jogo das finais do Campeonato Maranhense entre MAC e Imperatriz, a ser realizado no dia 13 de junho de 2013, no estádio Castelão em São Luís.

Para esta segunda partida ficou definida uma carga de 10.000 ingressos que poderão ser solicitados através do site do programa (vivanota.sefaz.ma.gov.br) e resgatados nos postos de troca de ingressos

Confira aqui a lista de postos e os horários de atendimento

Governo lança edição coletiva de obras maranhenses

Com o objetivo de promover o livro e a leitura, apoiar os escritores do nosso Estado, atrair novos leitores e fortalecer o depósito legal de obras maranhenses na Biblioteca, o Governo do Estado, realiza, nesta sexta-feira (7), às 18h, a VI Edição do Lançamento Coletivo de Obras Maranhenses.

Esse ano serão 20 livros lançados, das diversas áreas do conhecimento, sendo 14 indicados pela Biblioteca e seis pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (Fapema). Além de autores de São Luís, participarão, também, escritores de Colinas, Morros, São Bento, Esperantinópolis e Barra do Corda.

O evento acontecerá na Biblioteca Pública Benedito Leite e faz parte das comemorações de sua reinauguração.

AUTORES HOMENAGEADOS

Aspectos urbanos de São Luís: uma abordagem multidisciplinar. Grete Plueger e José Bello Salgado
Antologia da Academia Barra Cordense de Letras. Academia Barra Cordense de Letras
O campanário da Padroeira: subsídios para a história de Colinas. Paulo Eduardo de Sousa Pereira
Mandinga. Raimundo Carneiro Corrêa
Recomeço de uma história: percurso histórico e a recriação da Biblioteca Pública do Maranhão na Primeira República. Diana Rocha e Cesar Augusto Castro
São Luís: memória e tempo. Antonio Guimarães de Oliveira
Os deslocamentos como categoria de análise: o garimpo, lugar onde se fica e o babaçu nossa poupança. Cyntia Carvalho Martins
O dote é a moça educada: mulher, dote e instrução em São Luís na Primeira República. Elizabeth Sousa
Experimentos fáceis de Física: uma conversa com o professor de Ensino Médio. Fábio Henrique Silva Sales
Escripta Rudimentar: uma polêmica entre Antônio Lobo e Barbosa de Godóis. Ana Caroline Neres Castro Licar
Mundos do Trabalho no Maranhão Oitocentista: os descaminhos da liberdade. Regina Helena Martins de Faria
Sindicalismo e Privatização: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional. Sérgio Martins Pereira
Crime Falencial e Competência Material. Rodolfo Soares dos Reis
Um Terço de Memória, entre Anjo da Guarda e Capela de Onça, e Os Heróis do Boi de Ouro. Herbeth de Jesus Santos
O Epaminondas Americano: trajetórias de um advogado português na província do Maranhão. Marcelo Cheche e Yuri Costa
Tear. Quincas Vilaneto
Morros: história e memória de um povo. Rogério Rocha
Proscritos. Beto Nicácio
Touchê em Balaiada: a revolta. Wilson Marques
Mistérios da Vila de São Bento. Álvaro Urubatan Melo


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Sejap implantará serviço de Disque-Denúncia do Sistema Penitenciário do MA

Para agilizar o atendimento às denuncias referentes ao sistema penitenciário maranhense, a Secretaria de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap) vai implantar, até o final de julho, o serviço de Disque-Denúncia do órgão. Em parceria com o Movimento Rio de Combate ao Crime (MovRio), o Disque-Denúncia é um programa que consiste em tornar mais eficaz as ações de fiscalização e monitoramento do órgão, além de aproximar a sociedade das questões referentes ao sistema prisional.

O novo serviço tem como função receber, acompanhar, monitorar, avaliar e resolver o problema da denúncia realizada, levando aos setores responsáveis, dentre os quais a Ouvidoria e a Corregedoria, as devidas atribuições que compete a cada um. 

O serviço oferecido pelo Disque-Denúncia da Sejap primará pela confiança da população. O sigilo é, portanto, garantido, a fim de que as pessoas tenham segurança e possam fazer as denúncias sem medo de sofrer eventuais retaliações por parte de agressores. Trata-se de serviço gratuito e que funcionará em todo o Maranhão. 

COMO FAZER UMA DENÚNCIA PARA A OUVIDORIA DA SEJAP?

Presencial

A pessoa pode se dirigir até o local onde a Ouvidoria fica localizada, que é na Rua dos Afogados, nº 405, Centro de São Luís. 

Internet

Através do e-mail ouvidoria@sejap.ma.gov.br

Telefone

(98) 91817012. 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Novo Portal do Servidor da Segep vai agilizar atendimento ao funcionalismo público estadual


O novo Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ma.gov.br/) da Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep) já está funcionando desde o dia 1º deste mês e integra o Projeto de Modernização dos Sistemas de Relacionamento com o Servidor.

Com um novo lay out, o Portal ficou mais prático. Por meio de um único acesso, utilizando o número do seu CPF, o servidor poderá consultar todos os seus contracheques, o extrato do Imposto de Renda e a ficha financeira, entre outros assuntos de seu interesse.

Por ser o portal o elo do servidor com o Poder Executivo, a iniciativa é um grande passo rumo à modernização desse relacionamento. 


terça-feira, 4 de junho de 2013

Sine-MA recebe currículos de profissionais que atuam na construção civil


A Agência do Sistema Nacional de Emprego do Maranhão (Sine-MA) em São Luís está recebendo currículos para seletivo de profissionais na área de construção civil.

O currículo deve informar o número do PIS do trabalhador e contato telefônico atualizado.

A agência do Sine-MA em São Luís fica na Rua da Paz, 316 - Centro, próximo à Igreja de São João, com atendimento das 7h da manhã às 13 horas.


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Consumidor já pode resgatar ingressos de futebol pelo Viva Nota

Os consumidores cadastrados no Programa Viva Nota já podem solicitar o resgate dos ingressos de futebol para o 1º jogo das finais do Campeonato Maranhense entre Imperatriz e MAC a ser realizado, na quinta-feira (6), no Estádio Frei Epifânio, em Imperatriz-Ma.
O consumidor poderá realizar a troca de ingressos para os dois jogos da final do Campeonato Maranhense e para os jogos da Copa União que será disputada no 2º semestre. Para a primeira partida da final ficou definida uma carga de 2.000 ingressos e para a segunda partida, a ser realizada em São Luis, 10.000 ingressos.
Pela Legislação do programa, a cada R$ 100,00 em notas fiscais declaradas junto à Sefaz, será atribuído um vale ingresso. Entretanto, cada consumidor poderá resgatar até 10 ingressos por evento. Antes do resgate, é importante que o consumidor cadastrado consulte saldo disponível em sua conta no sistema Viva Nota.

Como solicitar

O consumidor que tiver direito ao benefício deverá acessar o Sistema Viva Nota com sua senha, clicar em “Solicitar Vale Ingresso”, informar os dados solicitados e indicar a quantidade de ingressos desejada. Ao final do procedimento, será gerado um código que deverá ser anotado ou impresso pelo consumidor e levado aos postos de troca para receber os ingressos solicitados.

Como resgatar

Após a solicitação, o consumidor deverá se dirigir ao posto de troca na cidade de Imperatriz (Supermercados Mateus – loja a ser definida), que funcionará das 9 às 19h, portando o código gerado pelo sistema e um documento de identidade. A troca dos ingressos já poderá ser feita a partir de segunda-feira (3).

Para a segunda partida ficou definida uma carga de 10.000 ingressos que em breve estarão disponíveis no Sistema Viva Nota para solicitação e resgate pelos consumidores cadastrados no Programa.